segunda-feira, 18 de março de 2013

Os Mistérios de Ísis

Na tradição do Caminho do Sol F.O.M. temos um profundo respeito e uma ligação umbilical com o panteão egípcio e, principalmente, com a nossa amada Ísis, que além de mãe, mentora e Deusa, é a senhora da magia, da cura e da harmonia familiar.
Ísis poderia ter sido uma Deusa como muitas outras, porém o que a fez tão especial foi sua perseverança (ver episódio da ressurreição de seu irmão e marido amado Osíris), sua força inabalável e a certeza da vitória sobre a Morte.
Ísis nos ensina a termos firmeza em nossos propósitos e confiança no seu amor e proteção, pois sob suas asas, temos conforto, segurança e a certeza da vitória em nossa vida.
O templo do Caminho do Sol é dedicado a Ísis e Osíris, segundo orientações da própria Deusa, e, portanto, exige que tenhamos momentos de louvor e devoção às divindades egípcias, em especial à trindade Ísis, Osíris e Hórus.
Muitas são as canções, poemas e orações em louvor a Ísis, mas existe uma, em especial, que toca o meu coração, e à qual me reporto sempre que possível e necessário:

Te saúdo no início deste dia, ó Grande Deusa, para que sob tuas asas eu tenha proteção, sob teu olhar, eu tenha tua orientação, e sob tua luz eu tenha clareza para conduzir o meu dia. Sub umbra alarum tuarum!
Conhecer os atributos de Ísis é conhecer o que é incognoscível e absoluto e, ao mesmo tempo, inato e espiritual. De uma forma extremamente simples, podemos fazer a conexão com a deusa através de uma simples respiração, a oferta de incensos e óleos perfumados ou apenas pela invocação de alguns dos seus muitos nomes (um deles é, inclusive, a Deusa dos Dez Mil Nomes).
Entretanto, a história de Ísis, tanto no sentido ritualístico como romântico, recebeu inúmeras interpretações ao longo dos tempos, sendo necessário ao neófito uma análise pormenorizada das fontes que utiliza para os estudos.
Nesse aspecto, a internet não ajuda muito, pois recursos como a Wikipedia, por exemplo, mistura muitas definições e fontes, que são, algumas vezes, contraditórias.
Assim, sobre os aspectos do culto à Ísis, recomendamos a excelente obra  "Os Mistérios de Ísis - Seu Culto e Magia", de Detraci Regula.
Nesta obra temos uma reunião mágica e profunda de conceitos históricos, filosóficos e mágicos que envolvem a figura de Ísis.  É uma fonte de informação com dados históricos, rituais antigos, representação de símbolos, terapias de cura e cultos modernos à divindade.
Mas independentemente da obra escolhida ou dos textos lidos, o culto à Ísis é muito mais um ato de amor e disciplina do que um conhecimento específico a respeito de seus atributos.
Isso porque a Divina Senhora é a projeção do tudo, do Todo, do infinito insondável e de tudo o que existe no Universo ao nosso redor. Ela é a expressão única e máxima do Amor.

Te saúdo, Senhora do Trono!
Neteret Auset!

NFT

Nenhum comentário: