quarta-feira, 21 de junho de 2023


Solstício de Inverno / Yule - Celebrando os ciclos

E é chegado então o Solstício de Inverno! 
Aqui no Hemisfério Sul também celebramos Yule, que segundo as tradições wiccanas nos informa do nascimento da criança da esperança (no Hemisfério Norte é celebrado em 21 de dezembro).

Mais do que fitas e toras de Yule, no solstício de inverno temos a oportunidade de celebrar o fim e o início de novos ciclos, partindo da premissa que norteia a caminhada pagã de que no início era a estação do calor e a estação do inverno, e essa informação orientava não apenas a estrutura social das comunidades mas também os seus ritos internos e externos.

Assim, ao adentrarmos na escura e fria caverna do inverno, temos a oportunidade de silenciar e buscar os nossos recursos internos, acessar a sabedoria dos antepassados e trabalhar em estratégias de sobrevivência (física, emocional, mental e espiritual) e também reconhecer o nosso Sol interior.

A criança que celebramos é a nossa própria luz. Na Cabalá, corresponde à Tiphareth, que é a Beleza, e representa a divisão da árvore da vida em mundo Inferior (microcosmo) e mundo Superior (macrocosmo).

No auge da metade do ano temos a possibilidade de fazer as escolhas mais sadias para "subir" até as esferas superiores em busca do equilíbrio e do autoconhecimento ou sucumbir aos apegos do ego e do mundo material, o Ter sobrepondo-se ao Ser.
Que sejam abençoados os novos ciclos, e que em Yule possamos lembrar que o Sol que honramos fora é o mesmo Sol que habita em nós, que ilumina as sombras da noite escura da alma, e que nos fortalece para o novo renascer! 

Ev, Ev!

NFT.

Imagem: fonte Internet.

Nenhum comentário: