Dentro de uma ordem iniciática, além das iniciações, há sempre o incentivo para que o buscador (aquele que procura o conhecimento da magia) tenha o domínio de outras ferramentas - o conhecimento de estruturas auxiliares - que possam lhe propiciar uma dimensão apropriada do universo mágicko que lhe cerca, bem como auxiliar nas suas atividades de magia.
Assim são os oráculos (tarot, runas, i-Ching), o uso de pêndulos, cristais e ervas, as correspondências mágickas (vide Clavícula de Salomão) e também a astrologia.
A Astrologia (do grego astron, "astros", "estrelas", "corpos celestes", e logos, "palavra", "estudo") é a ciência que investiga a ação dos corpos celestes sobre os objetos animados e inanimados e a reação destes a essa influência. Embora não reconhecida como ciência, assim vamos tratá-la neste post, sem esquecer ainda de sua utilização como oráculo.
A astrologia e o seu uso em todos os aspectos remonta às antigas civilizações, e, juntamente com a astronomia, era utilizada não somente para fins mágickos mas também - e principalmente - para atividades do cotidiano.
Os registros mais antigos sugerem que a Astrologia surgiu no terceiro milênio AC. Ela teve um importante papel na formação das culturas, e sua influência é encontrada na Astronomia antiga, nos Vedas, na Bíblia e em várias disciplinas através da história. De fato, até a Era Moderna, Astrologia e astronomia eram indistinguíveis. A Astronomia começou a divergir gradualmente da Astrologia desde o tempo de Ptolomeu, e essa separação culminou no século XVIII com a remoção oficial da Astrologia do meio universitário.
Alguns astrólogos definem a Astrologia como uma linguagem simbólica, uma forma de arte, ou uma forma de vidência, enquanto outros definem como ciência social e humana.
É importante esclarecer que não estamos falando de horóscopo publicado em periódicos ou de previsões diárias, as quais - respeitando que acredita nelas (afinal, damos poder àquilo que acreditamos) - não são dotadas de um criterioso estudo individualizado, o que gera dissonâncias sensíveis, mas da astrologia como conhecimento dos astros e sua influência em nossas vidas e ao nosso redor.
Assim, conhecer - nem que seja os aspectos básicos de cada planeta e as influências zodiacais - nos amplia o leque de possibilidades e, principalmente, das escolhas que podemos fazer em nossas vidas.
Voltado à prática mágicka, a astrologia nos dá, além dos dias propícios para a realização de magias e encantamentos, também como utilizar a força dos astros para impulsionar o nosso intento.
Assim, de uma forma básica, se queremos fazer um encantamento para o amor, é importante escolher o dia de Vênus (sexta-feira), especialmente se a lua estiver sob o signo de Leão, que é o signo da beleza, da sensualidade e do amor afetivo (diferente do amor etéreo de Peixes, por exemplo).
Para tanto, basta acompanhar as mudanças da lua ou adquirir um desses calendários que já possuem essas informações.
É claro que o planejamento é fundamental para tanto, pois conjunções planetárias nem sempre voltam a acontecer.
Mas como os planetas influenciam em nossa vida?
SOL - Rege o signo do Leão. É o astro da vida, dos nascimentos. Também é o astro do ego, do poder, orgulho e desabrochamento. Mostra as qualidades de liderança e sucesso. Representa o princípio masculino, o pai, o marido, os homens em geral. Rege a saúde, os princípios vitais. O seu dia é domingo (sunday, sonntag, em inglês e alemão, respectivamente, querem dizer dia do sol).
LUA - Rege o signo de Câncer. Trabalha a sensibilidade e a intuição, bem como influi sobre a popularidade. É a parte mais íntima do eu. Representa o feminino e os ciclos, as reações instintivas. O dia da lua é segunda-feira (monday, montag, lunes em espanhol e lundi em francês).
MERCÚRIO
- Rege os signos de Gêmeos e Virgem. Por ser o mensageiro dos deuses do
Olimpo, refere-se às viagens, comunicação e transmissão escrita.
Planeta da inteligência, adaptabilidade e sociabilidade. Seu dia é
quarta-feira (miércoles e mercredi em espanhol e francês,
respectivamente).
VÊNUS - Rege os signos de Touro e Libra. Deusa do amor, da beleza e das artes, representa a parte feminina de cada indivíduo. Influencia na vida afetiva, no casamento, uniões e associações. É o planeta da beleza e da sensualidade. Seu dia é sexta-feira (viernes e vendredi em espanhol e francês, respectivamente).
VÊNUS - Rege os signos de Touro e Libra. Deusa do amor, da beleza e das artes, representa a parte feminina de cada indivíduo. Influencia na vida afetiva, no casamento, uniões e associações. É o planeta da beleza e da sensualidade. Seu dia é sexta-feira (viernes e vendredi em espanhol e francês, respectivamente).
MARTE - Rege os signos de Áries e Escorpião. Deus da guerra, simboliza a energia, a ação concreta, as emoções explosivas. Lida com a natureza animal, os desejos e as energias sexuais. Violência e abuso de autoridade também marcam a sua passagem. Seu dia é terça-feira (martes e mardi em espanhol e francês, respectivamente).
JÚPITER - Rege o signo de Sagitário (e secundariamente, o de Peixes). Sua influência está nas leis e na religião. Planeta da autoridade, das honras e do êxito social. Júpiter é o juiz, o jurista e o protetor. O dia de Júpiter é quinta-feira (jueves e jeudi em espanhol e francês, respectivamente).
SATURNO - Rege o signo de Capricórnio. Deus do Tempo, representa a paciência, a prudência e as mudanças necessárias. Seu dia é sábado (saturday, em inglês).
Os demais planetas de descoberta relativamente recente são apelidados de "transaturninos", pois sua órbita encontra-se além de Saturno. São eles Urano, Netuno e Plutão.
URANO - Rege o signo de Aquário. É o planeta de todas as mudanças. É associado ao progresso, às invenções e às ciências modernas. Traz independência, espírito de aventura e originalidade. O ocultismo e a astrologia colocam-se sob os auspícios de Urano.
NETUNO - Rege o signo de Peixes. Deus dos oceanos, simboliza o que é vago, impreciso. Desenvolve a intuição e a imaginação, o misticismo e a paranormalidade. Pode produzir gênios ou perversos. Drogas e venenos encontram-se sob sua autoridade.
PLUTÃO - Rege o signo de Escorpião. Assinala as metamorfoses profundas e representa as forças psíquicas, misteriosas, violentas. Trata-se de um fator de destruição e de possível regeneração. Na magia, trabalhamos com plutão para o desenvolvimento da força mental para a consecução das operações mágicas.
E como tirar o melhor dos signos para nossas operações mágickas?
ÁRIES - Ação, liderança, impulsividade.
TOURO - Perseverança e afetividade.
GÊMEOS - Inteligência, versatilidade e comunicação.
CÂNCER - Sensibilidade e poder de imaginação.
LEÃO - Poder, energia e generosidade.
VIRGEM - Caráter metódico e ordenado.
LIBRA - Sensibilidade, senso de justiça e refinamento.
ESCORPIÃO - Tenacidade e sensualidade.
SAGITÁRIO - Otimismo e boa vontade.
CAPRICÓRNIO - Caráter laborioso, reflexivo e responsável.
AQUÁRIO - Caráter original e independente.
PEIXES - Piedade e intuição.
A influência da Lua nos Signos:
ÁRIES - Bom para iniciar coisas, mas carece de poder e de uma motivação duradoura.
TOURO - Tudo o que inicia quando a Lua está em Touro é duradouro, tende a valorizar e resiste a mudanças. A lua em Touro aprecia a beleza e experiências que envolvam os sentidos.
GÊMEOS - Os empreendimentos iniciados sob este signo estão mais sujeitos a sofrer mudanças graças às influências externas. Bom período para fazer cursos rápidos, dialogar, jogar e se divertir.
CÂNCER - Estimula o entendimento emocional entre as pessoas. Dá ênfase às necessidades das pessoas e favorece o crescimento e apoio emocional. Sabe tratar das questões domésticas.
LEÃO - Centraliza a atenção em si próprio, nas ideias e instituições sem se ligar às pessoas e às suas necessidades emocionais. Os leoninos tendem a ser melodramáticos.
VIRGEM - Valoriza os detalhes e as hierarquias. Dá especial atenção à saúde, à higiene e aos horários do dia a dia.
LIBRA - Favorece a cooperação, as atividades sociais, a beleza dos ambientes, o equilíbrio e a parceria.
ESCORPIÃO - Aumenta a consciência dos poderes psíquicos. Precipita crises psíquicas e favorece rompimentos. As pessoas desse signo tendem a ruminar as coisas e a ser reservadas.
SAGITÁRIO - Estimula os voos da imaginação e a confiança. Esse é um signo aventureiro, filosófico e atlético. Favorece a expansão e o crescimento pessoal.
CAPRICÓRNIO - Desenvolve uma estrutura forte. Focaliza as tradições, as responsabilidades e os deveres. Um bom período para estabelecer limites e regras.
AQUÁRIO - Energia de rebeldia. Época de romper hábitos e fazer mudanças repentinas. A liberdade pessoal e a individualidade são as questões mais valorizadas.
PEIXES - O foco está nos sonhos, na nostalgia, na intuição e nas impressões psíquicas. Um bom momento para atividades espirituais e filantrópicas.
Aproveite o melhor da astrologia para a empreitada mágicka e os resultados serão exponencialmente superiores.
Evoé!
NFT.